Em decisão inédita no país, DNPM oficializa exploração de ouro por cooperativa em Jacobina
A história da luta dos garimpeiros do município de Jacobina ganhou um importante capítulo na última segunda-feira, 29. A partir desta data, depois de mais de 12 anos de uma verdadeira batalha burocrática e judicial, irão poder explorar legalmente o metal responsável pela maior geração de emprego e renda da cidade, o ouro.
Personagens históricos na formação de praticamente todas as cidades da Chapada Diamantina, na Bahia, os garimpeiros de Jacobina, que foram responsáveis pelos primeiros achados de diamantes nas lavras diamantinas na região em 1732 e depois o ouro, voltam a fazer história com a conquista do ‘Título de Imissão de Posse’ do Morro do Cruzeiro.
O ‘Título da Portaria de Lavra’ para a Cooperativa Mista de Extraç ão de Minérios e Garimpeiros de Jacobina e Região foi publicado no Diário da União em 29 de agosto de 2008, sob o nº no DNPM 873435/2007, sendo entregue oficialmente aos membros da instituição na última segunda-feira.
Segundo informações da Cooperativa dos Garimpeiros, os trabalhos de exploração deverão iniciar nos próximos dias, o que acontecerá a partir de um convênio firmado com a empresa paulista ML Tresdez Mineradora, Comércio, Importação e Exportação Ltda., que irá investir cerca de 10 milhões de reais. Serão 49 hectares que poderão ser explorados, ficando toda essa área entre os bairros da Grotinha, Serrinha e o Morro do Cruzeiro.
Fonte: Política Livre