China ainda negocia com mineradoras, dizem Baosteel, BHP e Rio Tinto
A China ainda está em negociações com as fornecedoras de minério de ferro, disseram as mineradoras anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto e executivos do setor siderúrgico chinês, desmentindo informações veiculadas pela imprensa da China.
Citando fontes não identificadas, o site do jornal China Business News havia anunciado mais cedo que a China tinha fechado um acordo com as mineradoras para cortes de 33% a 44% nos preços do minério de ferro para o período entre abril e outubro.
Uma porta-voz da BHP não quis comentar a notícia, mas disse que as negociações de preço ainda estão em andamento.
“Faremos um anúncio quando a maioria dos nossos contratos tiver sido fechada”, afirmou. O presidente da Baosteel, siderúrgica chinesa que representa as outras empresas do país nas negociações, Xu Lejiang, bem como um porta-voz da Rio Tinto deram declarações nessa mesma linha.
A Associação do Ferro e do Aço da China (Cisa, na sigla em inglês) vem liderando as conversas com a Vale, a BHP e a Rio Tinto.
O China Business News não informou quais empresas teriam fechado acordo, mas disse que as negociações para o segundo semestre estão em andamento, o que significa que as atuais negociações podem ter passado para uma base semestral. Até agora, os acordos entre as mineradoras e as siderúrgicas tinham validade de um ano.
Fonte: Agência Estado