CPRM quer expandir reservas de fosfato
Expansão das reservas brasileiras de fosfato. Essa é a promessa do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio do projeto Fosfato Brasil. O estudo é embasado no reconhecimento dos controles e assinaturas geológicas, geofísicas, geoquímicas e espectrais dos principais minérios já encontrados em território nacional.
As análises do projeto estão integradas ao Sistema de Informações Geográficas (SIG). Além disso, a pesquisa está sendo desenvolvida com a utilização de métodos de prospecção geofísica, mapeamento espectral e prospecção geoquímica.
Os estudos orientativos realizados recentemente revelaram diversas anomalias geofísicas com potencial para descoberta de depósitos de fosfato magmatogênico. Partes das anomalias avaliadas estão sendo observadas em campo.
A CPRM começou os trabalhos de campo para pesquisa de fosfatos em alguns estados brasileiros, como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí. Na região sudeste, Minas Gerais e São Paulo já iniciaram as atividades. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul também estão incluídos. Neste e no próximo mês, Ceará, Roraima, Pará e Tocantins iniciam seus trabalhos.
Fonte: CPRM / Ministério de Minas e Energia