Vale obtém aprovação para compra de ativos da Rio Tinto

A Vale informou hoje que obteve aprovação do Conselho de Defesa Nacional (CDN) para a compra das operações de minério de ferro da Rio Tinto em Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

"A conclusão da aquisição ainda depende de certas condições, que deverão ser cumpridas pelo comprador, Vale, e vendedores, Rio Tinto Plc. e outras entidades controladas por esta (Rio Tinto)", informou a mineradora em comunicado divulgado no início da noite.

Os ativos compreendem a operação de minério de ferro e ativos logísticos associados, incluindo porto fluvial e barcaças, que foram avaliados em US$ 750 milhões.

O acordo de compra foi celebrado em janeiro deste ano e previa pagamento à vista. A operação também incluía ativos de potássio, cuja compra já foi concluída.

Segundo a Vale, a produção de Corumbá em 2008 foi de 2 milhões de toneladas de minério de ferro de alto valor, com alto teor de ferro e rico em granulados de redução direta.

Os ativos de logística permitirão à companhia ter 70% de autossuficiência no transporte de minério de ferro através do Rio Paraguai.

A Vale destacou, ainda, que deverá obter sinergias com a operação, localizada próxima às unidades de minério de ferro e manganês em Urucum.

Fonte: Agência Estado

 

Fique por dentro das novidades