Brasil sediará 24º World Mining Congress (WMC)
Em votação realizada em 17 de setembro, em Viena, Áustria, o Brasil superou o Cazaquistão no direito de sediar, em 2016, a 24ª edição do World Mining Congress (WMC – www.wmc.org.pl/). Trata-se de um dos mais tradicionais e importantes eventos internacionais do setor mineral, realizado desde 1958.
O Brasil recebeu 16 votos e o Cazaquistão cinco. Votaram delegados de 21 países reunidos no 92º encontro do International Organizing Committee (IOC), responsável pelo WMC.
Coube ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) defender a candidatura brasileira, após articulação junto ao Governo Brasileiro, entidades setoriais e mineradoras. O Instituto se fez representar pelo Diretor-Presidente, José Fernando Coura, e pelo Diretor de Assuntos Minerários, Marcelo Ribeiro Tunes.
A apresentação da candidatura brasileira foi conduzida pelo Diretor Marcelo Tunes, que fez brilhante palestra atestando as qualidades tanto do IBRAM quanto da Cidade do Rio de Janeiro (local previsto para o evento), bem como evidenciando a força da indústria da mineração brasileira, que se traduziram em fatores decisivos para que os integrantes do IOC decidissem pelo Brasil.
O IBRAM será o responsável pela realização do referido Congresso em 2016 no Rio de Janeiro.
A vitória brasileira na disputa pelo WMC, conduzida por Fernando Coura, motivou Deputados Federais, como Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Marcos Montes (PSD/MG), e Sílvio Costa (PTB/PE) a discursarem no plenário.
Clique aqui e leia a notícia completa
Fonte: IBRAM