Otimismo marca a EXPOSIBRAM 2009
Durante a abertura da EXPOSIBRAM 2009, que traz como tema central “A mineração e o novo cenário socioeconômico”, o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Camillo, afirmou que mesmo com as profundas modificações na conjuntura mundial, a indústria mineral mantém no Brasil o importante papel de impulsionar a geração de emprego e renda, o saldo da balança comercial e o desenvolvimento.
De acordo com o levantamento do instituto, o momento é animador: estão previstos investimentos de US$ 47 bilhões entre os anos de 2009 e 2013 no setor mineral brasileiro, sendo US$ 31 milhões destinados apenas para o minério de ferro, elevando a produção para 670 milhões de toneladas até 2013, o que significa um crescimento de 91% em relação ao patamar atual.
Estiveram presentes na abertura da EXPOSIBRAM o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastásia, e representantes do setor produtivo mineral. Países como a Alemanha, África do Sul, Canadá, Austrália, Estados Unidos, Chile e Itália estão participando da exposição. O IBRAM espera receber cerca de 50 mil pessoas até amanhã (24), último dia do evento.
CBPM
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) participa da EXPOSIBRAM 2009 com um estande de 70 m2 através do qual apresenta painéis divulgando os trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa mineral ao longo dos seus 36 anos de existência, possibilitando a troca de experiências com os demais participantes e contatos com parceiros de negócios em potencial.




Fonte: GEPUB