Rio Tinto:minério pode ter preço diferenciado p/siderúrgicas chinesas
As siderúrgicas chinesas podem ter em 2010 um contrato de precificação do minério de ferro diferente do firmado com outras usinas, disse o presidente da divisão de minério de ferro da Rio Tinto, Sam Walsh, conforme a edição desta terça-feira do jornal Beijing Business Today.
Porém, o executivo da mineradora australiana também afirmou, numa reunião com investidores, que qualquer tentativa de fixar uma base de preço “injusta” poderia levar as negociações a um impasse.
O contrato de precificação será a chave para o sucesso das negociações de 2010, e a companhia espera uma resposta detalhada por parte da Associação de Ferro e Aço da China (Cisa, na sigla em inglês) e da Baoshan Iron & Steel, disse Walsh.
Neste ano, foram fechados acordos provisórios entre as usinas chinesas e as produtoras de minério de ferro, sob os mesmos termos oferecidos às siderúrgicas japonesas, coreanas e de outros países asiáticos, mas esses acordos estão sujeitos a condições ainda a serem negociadas em acordo final com a Cisa, líder das negociações do país neste ano.
A Cisa, por sua vez, vem pedindo descontos maiores para o preço de referência anual do que os 33% oferecidos pela Rio Tinto e por outras mineradoras.
Fonte: Agência Estado