Produção e consumo interno caem em 2009

Segundo o Instituto Aço Brasil, a produção e o consumo de aço no Brasil, nos últimos 12 meses, foram de 18,8 milhões de t e 26,7 milhões de t, respectivamente, o que significa um recuo de 21,9% e 20,8% sobre igual período do ano anterior. As exportações, estimadas em 9,5 milhões de t, devem apresentar ligeiro aumento, mas gerando receita 36% inferior a 2008, devido à queda nos preços internacionais.

A expectativa para o próximo ano é de recuperação dos níveis de atividade da indústria siderúrgica nacional. O consumo deve crescer 21,6%, atingindo 22,9 milhões de t, enquanto as exportações das empresas já em operação estão estimadas em 11 milhões de t (+16%), possibilitando, desse modo, aumento de 24,2% na produção de aço bruto, para 33,1 milhões de t.

O Instituto Aço Brasil acredita que a melhora no desempenho reflete o bom momento da economia nacional e dos setores consumidores, além do início das atividades relacionadas aos diversos programas especiais, com destaque para o de Petróleo e Gás, Copa do Mundo e Olimpíadas. A entidade calcula que, para este eventos, haja uma demanda adicional de aço de até 8 milhões de t no período de 2009/16.

Fonte: Brasil Mineral

Fique por dentro das novidades