Gigantes da mineração negociam preço do ferro sem consultar a China

As gigantes da mineração mundial decidiram negociar o preço do minério de ferro com as siderúrgicas japonesas, deixando de lado a China, seu maior cliente, informa a imprensa.

Os três principais produtores de minério de ferro do planeta – a brasileira Vale e as anglo-australianas Rio Tinto e BHP Billiton – deixaram a China à margem das negociações anuais sobre o preço de referência dos contratos, destaca o jornal econômico "Financial Times".

As empresas pretendem apresentar às siderúrgicas um preço de "pegar ou largar" ao fim das negociações com os japoneses.

"De acordo com minhas informações, os negociadores chineses podem vir à Austrália se querem discutir", declarou ao jornal um executivo que pediu anonimato.

BHP Billiton e Rio Tinto se negaram a comentar as informações, assim como as duas principais produtoras de aço japonesas, Nippon Steel e JFE Steel.

A informação do Financial Times foi publicada no momento em que a China conclui a investigação de um caso de espionagem industrial relacionada sobretudo com um executivo australiano, Stern Hu, do grupo Rio Tinto, detido na China sob a acusação de roubo de segredos comerciais.

Mas a justiça chinesa ainda não decidiu sobre um processo.

Stern Hu e outros três funcionários da Rio Tinto foram presos em julho do ano passado em Xangai, no momento em que as siderúrgicas chinesas negociavam arduamente o preço do minério de ferro com as empresas estrangeiras.

Fonte:  AFP 

Fique por dentro das novidades