Vale deve roubar mercado de gigantes da mineração neste ano

A brasileira Vale tem vantagens em relação aos seus principais concorrentes no mundo que lhe permitirão, neste ano, recuperar parte da fatia de mercado que a empresa havia perdido desde 2008, analisa reportagem da agência Bloomberg (leia a reportagem na íntegra).
 
À medida que a China retomar o ritmo de importações do minério de ferro, para produção de aço, a Vale tem mais chances do que as rivais gigantes BHP Billiton, e Rio Tinto. Primeiro, por ter a mina de Carajás (no Pará), que lhe permitirá aumentar a produção em cerca de 10 milhões de toneladas, afirmou à agência o analista Ivan Fadel, do Credit Suisse. Depois, porque a Vale já vem retomando o ritmo de produção após tê-lo reduzido por ocasião da crise internacional.
 
A expectativa é de que a brasileira termine este ano com uma produção correspondente a 28% do mercado mundial de minério de ferro, acima dos 26% registrados em 2009, mas ainda abaixo dos 31% vistos em 2007. A perda de mercado desde 2007 deveu-se à proximidade dos rivais da Vale com a China (eles têm forte atuação na Austrália e na Índia) e à queda das importações de tradicionais clientes da Vale na Europa.
 
Com o aumento da produção da Vale neste ano, as ações da companhia devem avançar  11%, segundo a mediana de um levantamento da Bloomberg com 16 analistas. Os papéis da Rio Tinto e da BHP Billiton devem subir 5,9% e 4,3%, respectivamente, de acordo com projeções compiladas pela agência.

Fonte: IBRAM

Fique por dentro das novidades