UBS: Tom das negociações de preço de minério de ferro se agrava

O tom das negociações dos preços do minério de ferro se agravou. Segundo o UBS, Vale e BHP indicam que as conversas no mercado spot estão tendo o primeiro direcionamento, mostrando para onde o valor dos contratos precisa ir.

Considerando o preço FOB de US$ 128 por tonelada, isso implicaria em alta de 75% a 100% nos preços de finos de minérios do Brasil e da Austrália este ano. Por causa da mudança de tom nas conversas, segundo o UBS, a China propôs alta de 40% para definir um preço provisório, válido até que a variação seja fechada formalmente, mas ainda não obteve resposta. A expectativa do banco é que as negociações se estendam por várias semanas.

De acordo com o UBS, o preço da tonelada de minério de ferro indiano vendido na China à vista ficou em US$ 128 CIF recentemente. Ainda que o mercado indiano abasteça apenas 20% da necessidade da China, o UBS lembra em seu relatório que esse é o único sinal de preços disponível para o mercado durante o período de negociação dos preços dos contratos.

O banco divulgou que o CEO da BHP, Marius Kloppers, informou ao UBS que esse preço pode ser seguido. O UBS ressaltou que BHP e Vale divulgaram resultados recentemente. Conforme o banco, enquanto os lucros da BHP foram impulsionados por sua maior exposição ao comércio spot de minério de ferro, o desempenho da Vale ficou abaixo da expectativa. O UBS reiterou que prevê aumento de 40% nos preços de finos e granulados de minério de ferro este ano. Para 2011, a expectativa de alta é de 10%.

Fonte: Agência Estado

Fique por dentro das novidades