Brasil não limitará investimento externo em mineração
BRASÍLIA (Reuters) – O governo brasileiro não tem planos imediatos de limitar o investimento estrangeiro na indústria de mineração e poderá postergar planos de um aumento dos royalties, afirmou uma autoridade do governo.
Na semana passada, um importante jornal brasileiro informou que o governo estava planejando criar obstáculos para compras de minas brasileiras por estrangeiros, criando uma preocupação generalizada entre potenciais investidores.
"Não existe tal discussão. É absolutamente falsa", disse na noite da última quinta-feira uma autoridade do governo com conhecimento direto sobre as discussões de políticas de mineração, referindo-se à reportagem.
O governo está trabalhando em uma proposta legislativa que poderá reduzir o prazo que as companhias têm para desenvolver as minas, com o objetivo de desestimular a especulação sobre propriedades minerais, disse a fonte.
Mas planos para possivelmente aumentar os royalties que as empresas de mineração devem pagar podem atrasar devido à dificuldade de reduzir impostos que compensariam os custos mais altos de operação.
"É uma equação difícil. Mesmo com o efeito compensatório da redução de impostos, não vejo muito espaço para um aumento significativo nos royalties", disse a fonte.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse no mês passado que o governo queria apresentar um projeto de lei e uma proposta separada para royalties na primeira metade do ano.
A forte alta nos preços dos metais tem atraído a atenção de investidores para os grandes depósitos minerais do Brasil.
Fonte: O Globo Online