Mirabela capta US$ 395 mi para mina Santa Rita
Recursos vão possibilitar à mineradora australiana produzir 25 mil toneladas de níquel por ano até 2012 em projeto na Bahia.
Responsável pela maior descoberta de níquel da última década, no mundo – a mina de Santa Rita, na Bahia -, a Mirabela Mineração do Brasil levantou no mercado de capitais os recursos que permitirão acelerar a produção de níquel sulfetado no país. A empresa, subsidiaria da mineradora australiana Mirabela Nickel, concluiu a captação de US$ 395 milhões no mercado internacional, com a emissão de notas seniores, não conversíveis, sem garantia.
Luis Carlos Nepomuceno, presidente da Mirabela no Brasil, relata que os recursos contribuíram para a companhia alcançar a meta de produzir 25 mil toneladas de níquel sulfetado em 2012. A emissão, com taxa de 8,75% ao ano e vencimento em 2018, permitirá também reestruturar o endividamento da companhia.
A expectativa, de acordo com o executivo, é ampliar em 60% a extração de níquel, dos 10,6 mil toneladas de 2010 para 16,6 mil toneladas neste ano. “Nossa prioridade, no entanto, é alcançar uma produção de 25 milhões de toneladas por anos em 2012. Só a partir daí é que vamos trabalhar no detalhamento dos planos de mais longo prazo”, revela.
A produção, esclarece Nepomuceno, já está totalmente vendida até 2014, por meio de contratos com a brasileira Votorantim Metais (50%) e com a Norilsk (50%), da Rússia, líder mundial no setor de níquel, com fatia de 22% do mercado.
Para ler a noticia na íntegra acesse aqui
Fonte: Brasil Econômico