Produção de argila com foco na responsabilidade ambiental
Muitos não sabem, mas a bentonita, um tipo de argila, está presente em nossa vida, muitas vezes de maneira que não imaginamos. Os produtos que utilizam algum processo envolvido com a argila são o sabão em pó, que usamos para lavar roupa, o sabonete e até mesmo o óleo vegetal, tão utilizado no preparo de alimentos, por exemplo.
A empresa que trabalha com esse tipo de minério é a Companhia Brasileira de Bentonita (CBB). A companhia realiza suas atividades no município de Vitória da Conquista, no sul do Estado, e funciona como um parque industrial de bentonita sódica.
A Companhia Brasileira de Bentonita entrou em atividade em outubro de 2003, mas a operação industrial só começou quatro anos depois. As bentonitas possuem, como características industriais principais, alto poder de absorção de água, aglomeração, inchamento e formação de gel.
Estas características conferem às bentonitas propriedades bastante especiais, que possibilitam uma vasta gama de aplicações nos mais diversos segmentos industriais.
De acordo com Roberto Lazzari, diretor da Companhia Brasileira de Bentonita, com essas propriedades, a bentonita pode ser utilizada como fluido para perfuração na indústria petrolífera, na perfuração de poços artesianos (poços tubulares profundos); como aglomerante na pelotização
(processo de compressão ou moldagem) de minério de ferro; nos processos de moldagens de peças na industria de fundição e como espessante na indústria de tintas. O minério também pode ser utilizado como elemento filtrante nas indústrias de óleo vegetal e em vinícolas; como impermeabilizante na indústria de construção civil e para adsorção de aflatoxinas na indústria de ração animal, ou seja, livra os animais dos efeitos tóxicos.
A capacidade da produção da argila é de 100 mil toneladas por ano e essa quantidade é voltada para três segmentos principais. Argilas para fluido de perfuração, pelotização de minério de ferro e fundição. "A extração do minério é feita a céu aberto e a 500 metros das instalações industriais, o que facilita as operações minerais", explica Roberto Lazzari. A atual capacidade de minério da CBB é suficiente para mais 40 anos de operação.
Meio Ambiente
CBB considera o meio ambiente um componente fundamental para a qualidade dos produtos. Na empresa são adotadas medidas de conservação, proteção, recuperação e educação ambiental que asseguram a manutenção e o resgate do ecossistema onde a CBB atua.
Em 2007, a empresa implantou o Plano de Gestão de Resíduos. A meta do plano é reduzir a geração de resíduos e minimizar os custos associados à gestão deles para diminuir os riscos de degradação ambiental. Os resíduos recicláveis são destinados à Cooperativa Recicla Conquista, cooperativa que comercializa os resíduos com empresas de reprocessamento.
A empresa também conta com um viveiro de mudas, onde preserva as espécies vegetais ameaçadas. A capacidade é de 50 mil mudas por ano. Além disso, a CBB realiza e patrocina palestras e eventos sobre meio ambiente.
Por conta dessa atividade, a empresa foi premiada em outubro de 2008, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, e recebeu o prêmio Parceiro do Meio Ambiente, na categoria Responsabilidade Ambiental.
Fonte: Jornal A Tarde